Pilula Semanal

Presidente da ASBRAFE vê crescimento no mercado de festas e diz que brasileiro se adaptou aos recursos disponíveis

Presidente da ASBRAFE vê crescimento no mercado de festas e diz que brasileiro se adaptou aos recursos disponíveis

O presidente da Associação Brasileira do Comércio de Artigos de Festas – ASBRAFE, João Pedro de Oliveira.

 

Entrevista sobre o cenário para o setor e as mudanças comportamentais que estão impulsionando o mercado.

Qual a expectativa de crescimento do setor de festas para este ano e o próximo?

As expectativas são ótimas, o setor caminha bem, apesar dos últimos anos no Brasil. Basta observar o crescimento no número de lojas. A estagnação da economia reduziu as margens e aumentou os custos fixos; isto forjou nos empresários a capacitação de gestão para manter o equilíbrio e a buscar alternativas. 

 

Quais os motivos econômicos e comportamentais para confirmar o possível crescimento?

O comércio percebe sinais de recuperação da economia. O comércio de festas se superou durante a crise ajustando-se à realidade do Brasil.

A festa está no DNA do brasileiro, para atender esse fator de alegria, ele fez várias adaptações comportamentais e ajustou suas expectativas ao recurso disponível. Assim passou a organizar suas festas, buscar por itens alternativos e exigiu do comércio versatilidade para atender a novas demandas. Para comprovar isso, basta observar que o setor do comércio de artigos para festas ampliou o número de lojas, reformou as existentes e aumentou o número de itens comercializados.

 

Temos cerca 7 mil bufês e mais de 16 mil lojas de festas lojas e bufês, com possibilidade de mais participantes. Como a ASBRAFE monitora esse crescimento?

O cadastro das principais empresas fornecedoras do setor aponta para 7 mil lojas que comercializam artigos para festas no Brasil.

A ASBRAFE tem o apoio dos principais fornecedores/indústrias do comércio de artigos para festas e, através de uma relação saudável e solidária, realiza um acompanhamento do desenvolvimento do setor. Porém, é preciso afirmar que estabelecer o setor e o segmento do comércio de artigos para festas é um dos princípios da ASBRAFE, fundada em abril de 2018.

 

Para onde caminha este setor?

Caminha ao encontro da sua identidade na medida que o comércio se unir, segmentar e caracterizar o setor de artigos para festas no Brasil.

Dessa forma caminhará fomentando e conectando as oportunidades institucionais, sociais, corporativas e comerciais em crescimento sustentável e permanente, agregando valor a todos os envolvidos com a festa.

 

Além das festas tradicionais, como de casamento, aniversário, batizado etc, o Sr. identifica alguma nova tendência?

Sim, o crescimento das festas sazonais. Carnaval, páscoa, junina e natal já encontram no mercado decorações específicas. E as com apelo para festas infantis (decorações e fantasias). Temos ainda novidades que fazem muito sucesso, como exemplo o halloween, que é muito divertida.

 

O conceito de receber bem e de acolhimento, em parte motivado porque as pessoas passaram a receber mais em casa, tem ajudado a movimentar o setor?

A festa é sempre contagiante. Festa compartilha e aproxima pessoas. As famílias e os amigos procuram oferecer o melhor aos convidados, isso fez crescer o número de festas e ampliou o formato, com mais itens envolvidos.

Importante citar e incluir as comemorações e as festas realizadas pelas escolas infantis. O setor percebeu e buscou oferecer produtos apropriados e ajustados à oportunidade da festa familiar, amigos e escolas infantis.

Consequência: mais movimento no comércio de artigos para festas.

 

Afinal, por que fazer festas?

As pessoas têm mais consciência que investir em festa é melhorar a qualidade de vida.

O mercado de artigos para festas no Brasil cresce e agora tem a oportunidade de crescer de uma forma organizada com a ASBBRAFE.  É muito importante a ASBRAFE para obtermos o reconhecimento do setor que gera muitos empregos para os brasileiros.

O futuro virá e envolverá a todos. Com o comércio de artigos para festas não será diferente.

A ASBRAFE é o caminho da união de competências, valores e talentos que somados serão capazes de lidar com o previsto e o imprevisto.

Juntos somos ASBRAFE.

 

Fonte: Primeira Página.

 

Redes Sociais